5 Dicas Simples de Direção Defensiva para aumentar sua segurança

Ouvimos falar bastante sobre Direção Defensiva, mas você sabe o que é? Segundo o Manual de Direção Defensiva publicado em 2005 pelo DENATRAN, é a forma de se conduzir um veículo, seja um carro, motocicleta, caminhão, etc., que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via. Esses procedimentos devem ser adotados mesmo (e principalmente) diante de possíveis ações incorretas de terceiros e de condições externas adversas, destacadamente as climáticas.

O condutor defensivo contribui para a redução de infrações e acidentes de trânsito, aumentando a segurança e a cordialidade no trânsito.

direcao defensiva

Agora veremos 5 dicas simples de Direção Defensiva que você pode colocar em prática a partir de hoje:

1 – Verifique as condições do automóvel

Sua atitude defensiva deve começar antes mesmo de estar dirigindo. Estar em dia com a manutenção do seu veículo é fundamental para garantir seu bom funcionamento e minimizar riscos de acidentes. Alguns itens não podem ser esquecidos durante a revisão periódica: freios, troca de óleo, sistema de arrefecimento, filtro de ar, filtro de combustível, alinhamento e balanceamento, velas. Atenção para detalhes como a calibragem e desgaste dos pneus, o funcionamento do sistema de iluminação, o nível de combustível e do óleo do motor e as condições da palhetas do limpadores de para-brisa. Isso pode te livrar de passar por situações desagradáveis.

2 – Não dirija com sono

O sono diminui muito nossos reflexos. Principalmente em viagens longas tendemos a querer aproveitar o máximo do tempo para chegar ao destino mais rapidamente. Porém, se o cansaço e o sono estiverem muito grandes, procure um hotel, descanse e somente depois prossiga a viagem.

3 – Respeite a sinalização do semáforo

Muitas pessoas, ao visualizarem a luz amarela do semáforo, aceleram e cruzam a via ao invés de pararem para aguardar o sinal verde. Essa é uma atitude perigosa. Contenha o ímpeto, mesmo que esteja com pressa. Afinal um acidente (além de graves lesões) pode te atrasar muito mais do que alguns segundos de espera no semáforo.

4 – Somente ultrapasse com segurança

Aqui vale ressaltar que muitas vezes não é suficiente que você esteja em um local onde a ultrapassagem é permitida. Verifique se há tempo e espaço suficientes para você fazer a manobra, se outro veículo não iniciou a manobra antes de você e se as condições climáticas te dão a visibilidade necessária. Na dúvida, não ultrapasse!

5 – Transite em velocidade adequada

Que devemos respeitar os limites de velocidade exibidos na sinalização nós já sabemos. Mas existem circunstâncias que requerem um pouco mais de cuidado. Nesses casos, devemos sim diminuir a velocidade, ainda que estejamos dentro do limite permitido. São exemplos: locais em obras, próximo a passagem de pedestres, ao avistar um obstáculo ou animal, sob chuva ou neblina, locais sob fiscalização, etc.

Deixe um comentário