Quando trocar os pneus do carro (O que é TWI)

Para circular, os automóveis devem estar equipados com pneus que ofereçam condições mínimas de segurança, mas você sabe como identificar a real situação dos pneus?

Os pneus possuem indicadores de desgaste (TWI – Tire Wear Index), são ressaltos de borracha do interior dos sulcos que, quando atingidos, indicam a hora que o pneu deve ser substituído. São sinalizados com a sigla TWI ou com o desenho de um triângulo, e podem ser verificados visualmente.

TWi pneu

De acordo com a Resolução 558/80 do Contran, é proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm.

Além do desgaste, esta resolução prevê ainda que, quando no mesmo eixo e simetricamente montados, os pneus devem ter idêntica construção, mesmo tamanho, mesma carga e serem montados em aros de dimensões iguais, permitindo-se a assimetria quando originada pela troca de uma roda de reserva, nos casos de emergência.

O descumprimento destas regras configura infração do Art. 230, XVVIII do CTB: “Conduzir veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança.” É uma infração grave, 5 pontos, com penalidade de multa no valor de R$ 195,23 e medida administrativa de retenção para regularização.

Lembramos que o pneu sobressalente (estepe) deve também estar em condições adequadas.

Fique atento às condições do seu veículo, pneu liso é fator de risco de acidente pois têm maior probabilidade de aquaplanar, já que não conseguem drenar a água, perdendo a aderência com o solo.

Deixe um comentário