Tacógrafo: verificação do INMETRO é obrigatória

O assunto é tacógrafo novamente! Se você está em dúvida se precisa deste aparelho no seu veículo, acesse esse post. Para saber como preencher o disco diagrama, leia este outro post. Agora falaremos sobre a verificação (ou aferição)  do aparelho.

Conforme a  Resolução  938/22  do  Contran  e  Portarias  481/21  e  91/22  do  Inmetro,  o  cronotacógrafo  deverá ser verificado  periodicamente  por  postos  credenciados.  A verificação dos cronotacógrafos tem como principal objetivo assegurar que as medições realizadas por esses instrumentos sejam confiáveis. Para isso, o transportador deve realizar dois passos: a selagem e o ensaio.

AMAZON - prime

O primeiro passo, então, é o usuário gerar no site http://cronotacografo.rbmlq.gov.br/ uma Guia de Recolhimento da União (GRU) de verificação subsequente de cronotacógrafo no valor de R$ 90,09. Após a compensação do pagamento da GRU o usuário deve procurar um Posto Autorizado/Cadastrado para a realização da selagem, que consiste na aposição de mecanismos de proteção ao cronotacógrafo, denominadas marcas de selagem, para que determinados elementos sejam mantidos em condição regulamentar de uso. O serviço de selagem deve ser pago diretamente ao Posto Autorizado/Cadastrado.

Após  a  selagem,  o  Posto  Autorizado/Cadastrado  emitirá  uma  declaração  de  selagem   com   validade   de   7 dias corridos. Dentro  desse  prazo, o  usuário  deverá  submeter  o  cronotacógrafo  ao  ensaio  metrológico  por  um  Posto Autorizado. Realizado o ensaio, o usuário receberá um certificado preliminar válido por  30  dias  emitido  pelo  Posto Autorizado.  O serviço de ensaio metrológico deve ser pago diretamente ao Posto Autorizado.

Os registros de ensaio serão  submetidos  à  análise  e, conforme o resultado, será emitido o Certificado de Verificação ou a Notificação de Reprovação. O resultado fica disponível para consulta no site http://cronotacografo.rbmlq.gov.br/

Atenção! Se  o  resultado  da  verificação  for REPROVADO, o usuário deverá refazer todo serviço com pagamento de nova taxa. Em caso de aprovação do ensaio o Inmetro disponibilizará o Certificado de Verificação Metrológica válido por dois anos.

Existem postos que realizam tanto a selagem quanto o ensaio (Posto Autorizado de Cronotacógrafos) e existem postos que realizam somente a selagem (Posto de Selagem). Verifique a relação de Postos aqui.

Caso a verificação do tacógrafo não esteja em dia você estará incorrendo na Infração prevista no Art. 230, inciso X do Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 230, X – Conduzir o veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN.

Infração – grave;

Penalidade – multa (R$ 195,23);

Medida Administrativa- retenção do veículo para regularização.

Lembramos que além dos órgãos de trânsito, o Inmetro também fiscaliza o correto funcionamento e verificação do equipamento, podendo gerar multas com valor ainda mais altos do que as previstas no CTB.

9 comentários

  1. Pode se multar por estar com tacógrafos vencido, passando por balança de pesagem, uma vez que esteja vazio e sendo direcionado para a rodovia, pois fui multado e a multa é maior que a estabelecida no CTB.

    Curtir

    • A comprovação da verificação metrológica poderá ser feita por meio do site do INMETRO ou por meio da via original ou cópia autenticada do certificado de verificação. Por isso, recomendamos que sempre porte o certificado, desta forma não dependerá da internet para comprovar a certificação.

      Curtir

Deixe um comentário